sexta-feira, 14 de abril de 2017

Projeto Um Livro Comunitário


O Projeto Social Ação Parceiros incentiva a Educação de Crianças, Jovens e adultos na comunidade de Santa Bárbara – PA e um dos seus projetos é Projeto UM Livro Comunitário que é focado na Leitura como forma de benefício da Saúde física, mental e inclusão social. 
Além do estímulo a criatividade, a leitura expande o vocabulário e o conhecimento, estimula a imaginação, de modo que o leitor enxergue o mundo de uma maneira diferente, com isso teremos cidadãos Críticos, e, o desenvolvimento social pela leitura.
Figura 1 -Orelhão de Gibis Comunitário
O Projeto UM Livro Comunitário está dividido em três seguimentos: Nosso Orelhão do Gibi Comunitário, Geladeira do Livro Comunitário e Sala de Leitura Comunitária, todos como forma de compartilhamento do conhecimento e Estímulo a leitura de nossas crianças, jovens e adultos da comunidade.
Figura 2 - Falando nosso projeto de Leitura

Orelhão do Gibi Comunitário
O Orelhão do Gibi Comunitário é um dos recursos encontrados para reaproveitarmos esses equipamentos(orelhões) abandonados nas ruas e os Gibis que são disponibilizados nesse equipamento servem de apoio didático no processo de incentivo a alfabetização, desenvolvimento cultural visual e a prática da leitura na comunidade atendida pelo Projeto Social Ação Parceiros.
Figura 3 -Orelhão de Gibis Comunitário
Os Gibis são disponibilizados semanalmente, em quantidade de 5 à 10 gibis para serem pegos, folheados, levados para casa e retornarem ao nosso orelhão do Gibi Comunitário. Os gibis na sua maioria são comprados, mas também são doados por amigos, colegas e parceiros para disponibilizarmos para todos que se interessarem em pegar um gibi em nosso orelhão do Gibi Comunitário.
Figura 4 - Crianças no Orelhão do Gibi Comunitário
Geladeira do Livro Comunitário
A Geladeira do Livro Comunitário é mais dos seguimentos de nosso Projeto Um Livro Comunitário que reaproveita geladeiras abandonadas ou doadas para disponibilizarmos Livros que são essenciais para a formação humana, refletir sobre nossos princípios, valores, pensamentos e atitudes. Mais ainda, a leitura abre as portas para a obtenção do conhecimento que tanto nossa comunidade e o Brasil precisa.
Figura 5 - Crianças no Orelhão do Gibi Comunitário
A Leitura é um hábito, pois muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.
Figura 6 - Nosso Parceiro Javier finalizado ajustes
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem, é a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.
Figura 7 - Crianças no Orelhão do Gibi Comunitário

Sala de Leitura Comunitária
Nossa Sala de Leitura Comunitária consiste em uma pequena biblioteca para compartilhar o conhecimento, cultura, desenvolvimento e diminuir com a desigualdade social, violência, conflitos e a ignorância.
Figura 8 - Sala de Leitura Comunitária
A Sala de Leitura Comunitária tem em seu pequeno espaço possui Mesas baixas, piso de EVA, Gibis, Livros,Revistas, Vídeos, CD'S, DVD, Televisão, orientações para pesquisa e letramento informacional. A Sala incentiva o estudo e aprendizado de forma confortável, onde propomos que os frequentadores fiquem à vontade, bem à vontade sentado no chão de nosso espaço e faça uma boa leitura.
Figura 9 - Leitura à vontade
Com a inauguração de nossa sala de Leitura proporcionaremos novas oportunidades de aprendizado para o incetivo da Educação dos moradores da Comunidade de santa Bárbara-PA.
Figura 10 - Sala de Leitura compeças de Pallets

Nosso projeto necessita de apoiador, patrocinador e parceiros, entre contato: 91 - 98754-8889, nos ajude a ajudar.