segunda-feira, 16 de julho de 2012

Submissão da Ação Parceiros para concorrer Prêmio Betinho

Submetemos a Ação Parceiros para concorrer a 5ª edição do Prêmio Betinho que valoriza a participação social e estamos na expectativa do resultado, conheça a premiação:
o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP Nacional) e a Rede Mobilizadores lançam a quinta edição do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. A iniciativa é uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do COEP. Promovido desde 2008, valoriza as pessoas que se mobilizam de diversas formas, em todo o país, para melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda.

“A motivação para ajudar a transformar a realidade social brasileira é um traço marcante da atuação do COEP, desde sua criação pelo Betinho, em 1993. O Prêmio é uma forma de disseminar esse espírito e dar visibilidade a pessoas comprometidas com esta causa", ressalta André Spitz, presidente do COEP Nacional.

Os candidatos são pessoas da comunidade ou que nela trabalham, participando ativamente na promoção de melhorias na qualidade de vida de sua região. As ações selecionadas têm diversos focos, desde assistência técnica e capacitações para geração de renda, até a promoção do desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.

Histórias como a de casais que tiveram filhos com deficiência e criaram associações voltadas para esse público, de dependentes químicos em abstinência que agora dão palestras sobre prevenção de drogas, de mulheres que criaram cooperativas com o objetivo de ajudar as famílias locais e hoje alcançam comunidades em outras regiões, são exemplos assim que o Prêmio procura dar visibilidade.

“A divulgação nacional de ações na área social, que muitas vezes ficariam conhecidas somente em suas cidades, estimula o surgimento de iniciativas semelhantes, mobilizando outras pessoas para encontrarem sua forma de participação social”, explica Amélia Medeiros, secretária executiva adjunta do COEP Nacional e coordenadora da premiação.

Reconhecimento para conquistar votos
 Os candidatos ao Prêmio Betinho são indicados por integrantes da Rede COEP, escolhidos pelas ações sociais que desenvolvem diretamente ou por meio de organizações parceiras. A Rede é formada por organizações dos 26 estados, Distrito Federal e por 29 municípios brasileiros.

Como nos anos anteriores, a votação é feita pelo site do Prêmio, www.coepbrasil.org.br/premiobetinho, de 9 de agosto a 20 de novembro.

A seção Minha Mobilização vai reconhecer aqueles que mais se empenharem em divulgar e aumentar a votação no prêmio. Ao votar, o participante receberá um e-mail personalizado, gerado pelo site, com um link personalizado. Para atrair novos votos, basta reencaminhar esse link para os contatos pessoais, rede de amigos. O impacto dessa mobilização poderá ser verificado pela internet e a pessoa que se destacar como Mobilizador será reconhecida.

Em 2008, foram 17 mil votos e 33 pessoas premiadas em diferentes municípios brasileiros. Em 2009, 78 mil votos e 32 vencedores; Em 2010, 56 mil votos e 33 vencedores; e em 2011, 34 mil votos e 28 vencedores.

Mapa de Atitudes Cidadãs
Todas as ações realizadas pelos candidatos ficarão cadastradas no Mapa de Atitudes Cidadãs, um banco de iniciativas desenvolvidas em comunidades de baixa renda. Novas ações poderão ser cadastradas por pessoas ou organizações, inspirando outros atores a encontrar seu caminho de colaboração social.
fonte: http://www.coepbrasil.org.br