segunda-feira, 29 de agosto de 2016

De volta as origems - Artigo da Revista GPS Serpro - 09/2016

Raimundo Xavier dedica-se à comunidade onde nasceu, localizada a 48 km de Belém...
 
Quando se pede que Raimundo Xavier fale um pouco de si, ele começa por se identificar como “filho da comunidade de Pau d'Arco”. Xavier (segunda pessoa à esq. na foto abaixo) desenrola sua história contando que pai e mãe foram trabalhadores rurais, teve 13 irmãos e cresceu colhendo dendê. A partir dos 14 anos, prestou serviços domésticos para poder formar-se técnico em eletrônica, trabalhou em empresa, ganhou bolsas para cursinho e universidade, prestou concursos e cá está o colega conhecido como Xavier, trabalhando na Gestão de Serviços, na Regional do Serpro em Belém.
Desde 2006, quando entrou na empresa, Xavier alterna o uso dos valores recebidos como férias e 13º salário utilizando “um pouco para o divertimento próprio e um pouco para realizar retorno social em Pau D'Arco”. Em 2011, usou o dinheiro dos benefícios para comprar um “terrenão” de 76 x 65 m², no qual se construíram instalações provisórias. Ano passado, separou de novo os próprios rendimentos e custeou uma reforma na casa, que teve como resultado duas salas de aula, uma área livre, área administrativa e melhorias em uma quadra esportiva, na qual meninas e meninos praticam esporte.

Futebol, gramática, matemática e gibis

“Um dos nossos projetos chama-se Jogadores da Ação Parceiros. Toda semana, de 20 a 40 crianças e jovens participam de jogos de futebol. Mas precisam também assistir aulas de reforço de português, matemática e cidadania”, explica Xavier. Para incentivar a leitura, um orelhão foi reformado e serve de acolhida para gibis itinerantes, que estimulam a garotada à leitura. As doações são bem-vindas, porque a procura é alta, comenta o colega.
Durante o ano, atividades como as da Páscoa, Semana da Saúde e do Natal Solidário estendem a ação social para mais pessoas. No fim do ano, a meta foi a distribuição de objetos como roupas e brinquedos para os cerca de 600 participantes. “O mais relevante é que, nessas ocasiões, falamos da importância da educação para as famílias atendidas. Esperamos até um público maior que o normal, pois fazemos também alguns sorteios, e é uma festa que reúne muita gente da comunidade”, conta Xavier.

Indicado em 2015 para o Prêmio Natura Social, o trabalho de Xavier começou com a esposa, em 2003. “Durante oito anos, até comprar o terreno, as atividades eram na rua: eu, minha esposa e 83 brinquedos. Pau D'Arco tem cerca de 10 mil crianças. São 24 mil pessoas na região, na qual 80% das famílias sobrevivem com salário-mínimo”, explica o colega. “Quando entrei no Serpro e minha vida melhorou, eu sabia que voltaria ao lugar de onde vim pra tentar ajudar no que fosse possível”, explica Xavier.
Para conhecer o trabalho, acesse http://www.acaoxaviereparceiros.org/
Para contribuir com doações: acaoparceiros@gmail.com

Fonte: https://serpro.gov.br/gps/materias-gps/retorno-social-colega-desenvolve-acao-cidada-na-comunidade-onde-nasceu